quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A História da Geladeira 


Para inaugurar o Geladeira s/a, nada mais justo do que contar um pouco da história dessa máquina que hoje é peça fundamental na maioria das casas, restaurantes e outros estabelecimentos onde existe a necessidade de manter resfriados produtos perecíveis. Sendo assim, teremos uma breve apresentação sobre a invenção da geladeira, mas é bom deixar claro que essa não pretende ser uma explicação com tom acadêmico, será apenas uma exposição de fatos e inventores que contribuíram para o seu desenvolvimento.

Oliver Evans
A história das geladeiras teve inicio em 1805, quando o inventor Oliver Evans  projetou a primeira máquina de refrigeração por compressão de vapor. Apesar de não ter construído a máquina, ele é considerado o “pai da refrigeração” atualmente. Tal título se deve ao empenho do engenheiro mecânico e físico Jacob Perkins, que após realizar algumas modificações no projeto original de Evans, construiu o primeiro refrigerador em 1834, assim como obteve o primeiro registro de patente dessa tecnologia de refrigeração, no mesmo ano.

Alguns anos após o feito de Perkins, mais precisamente em 1841, o médico e inventor John Gorrie teve importante papel quando desenvolveu o primeiro refrigerador mecânico. O fato interessante na participação de Gorrie foi que sua intenção não estava relacionada à preservação de alimentos. Como o médico cuidava de pacientes de febre amarela em Apalachicola, na Flórida, uma cidade quente e úmida, dedicou boa parte de sua vida a busca de melhores condições para os enfermos. Foi assim que desenvolveu uma maquina refrigeradora capaz de resfriar o local onde se encontravam os leitos. Apesar do grande passo para o desenvolvimento das geladeiras, Gorrie não teve sucesso comercial, mesmo dedicando o resto de sua vida a isso.

Réplica da Máquina de Gelo desenvolvida por John Gorrie.

O próximo passo importante no desenvolvimento dos refrigeradores foi dado pelo engenheiro inglês James Harrison, que, inspirado pela invenção de Gorrie, desenvolveu um novo sistema de refrigeração por compressão a vapor, capaz de tornar a produção de gelo atrativa comercialmente. Harrison fundou lojas em Rock Point e Sidney, sua produção de gelo era tão expressiva que superou a demanda da região.

Modelo de Máquina de Gelo desenvolvida por James Harrison.

A venda comercial de geladeiras deu seu primeiro passo quando o engenheiro alemão Carl Von Linde, atendeu ao chamado da cervejaria Spaetenbrau para possibilitar a produção de cerveja durante todo ano, através de um sistema de refrigeração. Von Linde desenvolveu um processo que substituía o vapor de água pela amônia, tal tecnologia seria por décadas a base dos refrigeradores. Em 1879, ele criou a Linde AG, passando a comercializar refrigeradores domésticos com sucesso.

Carl Von Linde.
Não pretendo estender mais esse post, apesar das geladeiras terem sofrido algumas evoluções significativas. Acho suficiente contar a história até o inicio de sua comercialização. É possível que o leitor tenha sentido falta de explicações mais aprofundadas sobre o processo de funcionamento das geladeiras, também deixei de fora essa parte intencionalmente, em breve, pretendo publicar um post sobre como funcionam as geladeiras.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário